História

Carmo do Cajuru se desenvolveu, e com a ajuda de nossa população, trilha sua história rumo a um futuro de grandes projetos e conquistas.


Carmo do Cajuru foi fundada em 1815 pelo Cap. Manoel Gomes Pinheiro, benfeitor da velha capela de Nossa Senhora do Carmo, que começou a ser construída em 1823 e liberada para celebrações em 1830.

 

Em 1834 foi criado o Distrito de Cajuru e mais tarde, em 1840, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. A velha capela foi utilizada como matriz até 1912, quando o Pe. José Alexandre Mendonça, pároco de Carmo do Cajuru por 47 anos, ajudou na construção da bela matriz em estilo gótico, que ainda hoje é orgulho dos habitantes da cidade.

 

As atividades econômicas da cidade tiveram seu começo datado de 1915, com a implantação das antigas fábricas de manteiga e logo depois da produção agropecuária. Em 1959, logo após a emancipação do município, vieram a siderurgia e as fundições, e mais tarde em 1977 foi criado o centro Industrial por João da Mata Nogueira.

 

Mas a indústria que realmente impulsionou a economia de Carmo do Cajuru, foi a indústria moveleira, que teve início em 1945 com a pequena marcenaria São José, hoje Grupo Líder, exportadora de móveis para todo o Brasil. Juntamente com as mais de 100 fábricas de móveis do município, o Grupo Líder deu a Carmo do Cajuru o título de "Cidade dos Móveis".

 

Carmo do Cajuru se desenvolveu, e com a ajuda de nossa população, um povo forte e trabalhador, trilha sua história rumo a um futuro de grandes projetos e conquistas.

 

Fontes:
DIOMAR, Oswaldo – História de Carmo do Cajuru, 2ª edição, 2000.
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros - Volume XXIV ano 1958
IBGE

 

Mais informações: clique aqui

 

 




TAG's: historia

Inicial | Voltar
Link permanente: