Por mais jovens na política. Essa é a premissa do Parlamento Jovem, programa de formação política e educação legislativa direcionado para alunos do ensino médio que é realizado pela Assembleia em parceria com a Puc Minas desde 2004, e que vai contar com a participação de Carmo do Cajuru e outras 113 cidades em 2020. Em cada município, a Câmara é a articuladora da iniciativa que será realizada entre fevereiro e setembro do próximo ano, em 3 etapas: municipal, regional e estadual.
Na segunda fase do projeto, Cajuru foi inserido no Polo Oeste, onde vai se unir a Arcos, Bom Despacho, Itaúna, Japaraíba, Nova Serrana e Pará de Minas. Essa divisão regional foi feita pela Assembleia e é formada por mais 17 polos.
Na próxima edição, o assunto será Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que vai ser discutido em três eixos: mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; e recursos hídricos e saneamento básico.
Esses temas vão ser debatidos pelos alunos que serão estimulados a propor soluções que vão ser encaminhadas para a análise da Assembleia e das Câmaras.
Na foto, estão os coordenadores municipais do Polo Oeste.