O Primeiro Encontro de Mesas Diretoras do Centro-Oeste de Minas, realizado na Câmara de Divinópolis, em 20/08, foi constituído por sete painéis temáticos.
A presidente da Câmara de Carmo do Cajuru, Débora Nogueira, e os presidentes das Câmaras de Nova Serrana, Guilherme Bueno, e de Divinópolis, Israel Mendonça, apresentaram o segundo painel que tratou do tema Experiência de Gestão Legislativa.
Débora iniciou sua fala relatando sobre algumas das realizações do Centro de Atendimento do Cidadão, da Escola do Legislativo e da Ouvidoria da Câmara.
Essas ações ajudam a fortalecer o Legislativo que, na avaliação da presidente, é, historicamente, visto como meio de resolver problemas individuais dos cidadãos, além de não ser independente do Executivo.
Essa caracterização foi acompanhada da discussão sobre a ampliação do papel legislativo que foi assinalada no primeiro painel, Planejamento Estratégico, que foi apresentado pelo diretor de Planejamento da Assembleia, Alaor Marque, que pontuou que a eleição por si não legitima mandato, e que tal legitimidade é sustentada por três pilares:
1) atuação parlamentar (representação, legislação e fiscalização);
2) interação (participação, comunicação e promoção da cidadania),
3) organização (gestão institucional, de pessoas e de tecnologia).
Esse debate foi aumentado pelos outros painéis que abordaram os seguintes assuntos:
a) O papel das assessorias jurídicas;
b) Ouvidoria e Controle Social;
c) Planejamento Estratégico e Políticas Regionais;
d) Apresentação da Agência Novo Oeste; e
e) AMM: Governança e Controle.
<span style="font-family: " times="" new="" roman",="" "times="" roman_embeddedfont",="" roman_msfontservice",="" serif;="" font-size:="" 12pt;="" background-color:="" transparent;="" color:="" windowtext;"="">