ONG vai atuar pelos animais em Cajuru

O que faz quando vê um cachorro na rua? Ignora? Faz carinho? Dá um pedaço de pão? Um grupo de 12 pessoas aqui em Cajuru está criando uma ONG para lutar pelos animais.

A principal tarefa do grupo será resgatar animais doentes e feridos das ruas, tratá-los, e encaminhá-los para adoção. Caso a adoção não seja efetivada, o animal será devolvido para as ruas. O grupo também pretende realizar projetos educacionais sobre adoção responsável em escolas.

Para Daniela Mendes, uma das integrantes da diretoria da ONG, o principal desafio do grupo é conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de adotar um animal que um é gesto que envolve trabalho, atenção, dinheiro, sem falar na duração da adoção que vai se alongar por vários anos.

Além de diminuir o sofrimento dos animais abandonados, o grupo pretende também lutar pelo controle populacional. Mendes alerta que na última campanha de castração promovida pela Prefeitura de Cajuru, em março deste ano, a maior parte dos animais que foram castrados são bichos que tem donos.

Atentas a esse fato, ela e uma colega levaram 11 fêmeas de rua para o “castramóvel” na última edição. Mendes pontua que se cada uma dessas fêmeas procriasse, as ruas de Cajuru receberiam vários filhotes.

Esse plano para tentar mudar a realidade dos animais abandonados é a força motriz da ONG que segundo Mendes vai unir os protetores, aumentar a cobrança sobre Administração Pública e facilitar a captação de recursos. Mendes já sonha com a doação de um terreno para o grupo poder desenvolver o trabalho, e esclarece que a previsão para finalizar o registro do grupo é agosto.

TAG's: atuar, pelos, animais, cajuru