Palestra sobre o projeto Cinturão Rural

Publicado em: 16 de Dezembro de 2021. Última Atualização: 24 de Janeiro de 2022

O projeto Cinturão Rural que objetiva aumentar a segurança na zona rural, foi apresentado pelo Comandante da 7a Região da PM, Coronel Wemerson Pimenta, no Sindicado dos Produtores Rurais, em 16/12. O projeto é baseado em três pilares: setorização, digitalização e monitoramento, e abrange os 50 municípios e 40 distritos do centro-oeste mineiro.

Essa região foi dividida em 20 setores e cada setor é composto de duas a quatro cidades. Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará vão formar um setor. A ideia é que o patrulhamento na zona rural desses municípios seja realizado 10 h por dia, alternando rotas entre os dois membros do setor.

Para poder colaborar com a implementação dessa ideia, a Câmara de Carmo do Cajuru assinou um termo de devolução de R$ 300 mil para o Executivo que será utilizado para comprar uma camionete 4x4 que vai viabilizar a criação da patrulha rural. Coronel Wemerson destacou que há sete patrulhas rurais efetivas na 7a Região e a intenção é aumentar esse número para 18.

Outro ponto do projeto é a digitalização da rede de rádio da PM que foi facilitada pelo acordo entre a Vale e o Governo de Minas.

Por fim, o terceiro pilar do Cinturão Rural, é o monitoramento que é feito pela utilização de câmeras de vigilância que permite a leitura de placas de veículos. O Prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, destacou que há oito câmeras funcionando na zona urbana da cidade, e que pretende expandir as câmeras pelo município. Vilela revelou que ontem foi registrada a imagem de uma Fiorino que é suspeita de ter sido usada em um furto em Cajuru Velho.

Na foto estão, da esquerda para a direita: o Presidente da Câmara de São Gonçalo, Waldech Melo, o Vice-Prefeito de São Gonçalo, Jairo Moreira, o Presidente da Câmara de Cajuru, Sebastião Gomes, o Coronel Wemerson Pimenta, o Prefeito de Cajuru, Edson Vilela, o Sub- Comandante do 23° Batalhão PM, Major Fábio Santos e o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Eustáquio Vilaça.

Estiveram presentes no evento: os Vereadores Geraldo Barbosa, Anjo dos Santos, Rafael Conrado, Emerson Miranda e Sérgio Quirino, e o presidente da ACASP, Crispim Júnior.

Números da segurança

O Coronel Wemerson destacou algumas estatísticas da segurança da zona rural do setor Cajuru/São Gonçalo, e lembrou que Cajuru é formado 20 comunidades rurais e distritos e São Gonçalo, 19.

Furtos

C. Cajuru

41

137

63

S. Gonçalo

34

90

76

Crimes violentos

C. Cajuru

2

8

4

S. Gonçalo

6

40

13

Para poder pontuar a importância da patrulha rural, Wemerson apresentou as estatísticas da zona rural de Nova Serrana. Em 2017, ano em que a patrulha rural foi implementada, foram registrados 262 crimes violentos e furtos. Em 2020, o número caiu para 127.

TAG's: palestra, sobre, projeto, cinturao, rural