Reunião com os vereadores de Oliveira sobre o lixo

Publicado em: 19 de Agosto de 2021. Última Atualização: 22 de Outubro de 2021

Foi realizada uma reunião, na Câmara, em 19/08, sobre a coleta de lixo de Cajuru, com os vereadores de Oliveira Adilson Silva, André Silva, Ederson Silveira e Ronaldo Gonçalves, os parlamentares de Cajuru Sérgio Quirino, Sebastião Gomes, Rafael Conrado e Geraldo Barbosa, e o Prefeito Edson Vilela.

O principal assunto debatido foi a possibilidade de Carmo do Cajuru participar de um consórcio intermunicipal que vai gerir o tratamento de lixo. O Prefeito Edson Vilela informou que para despertar o interesse privado é necessário um volume diário de 50 toneladas de lixo, e hoje Cajuru produz a metade dessa quantidade, por isso, alguns vizinhos precisam ser convidados para que a meta de 50 toneladas seja atingida. Essa parceria também pretende viabilizar a produção de energia elétrica por meio do gás que é gerado pelo lixo, o que vai diminuir a dependência da matriz hidráulica.

Para poder viabilizar essa iniciativa, o Prefeito Edson estima que será necessário cobrar por mês R$ 8 de cada residência. Essa cobrança também é, de acordo com o Prefeito, embasada pelo sentimento de pertencimento ao município e pelo dever em colaborar com o tratamento do lixo de cada cidadão. Outro ponto destacado foi o deficit de R$ 1.2 milhões provocado pela coleta de lixo.

No encontro também foram abordados a PPP da Cidade Inteligente, além da finalização da ETE que vai tratar quase 90% do esgoto da área central onde moram por volta de 18 mil habitantes (estima-se que há 24 mil pessoas no município).

TAG's: reuniao, vereadores, oliveira, sobre, lixo