A segurança no Distrito Industrial de Carmo do Cajuru foi discutida em uma reunião realizada entre Câmara, PM, representantes do polo moveleiro, Prefeitura e Emive, em 22/12. O principal ponto levantado no encontro foi o aumento de furtos no Industrial.
Analiane Souza, da Cristal Vidros, informou que 13 fábricas foram furtadas em duas semanas em Cajuru, em dezembro. Só a Cristal, de acordo com Carlos Henrique Sousa, foi furtada duas vezes neste ano. Outro ponto abordado foi a falha de comunicação com a PM. Carlos Henrique mencionou que na última ocorrência telefonou para o 190, mas a ligação caiu em Oliveira.
O Tenente Flávio reconheceu o problema na Central, e disse que vai agilizar o contato entre o quartel de Cajuru e as fábricas, e de imediato passou o número pessoal dele para os empresários e vereadores. Além disso, o comandante pontou que falta efetivo em Cajuru que conta com 20 oficiais, além de duas viaturas rodando.
Para tentar enfrentar essa realidade, o presidente do SindMóveis, Júlio Menezes, sugeriu a instalação de um ponto de apoio à PM no Industrial que contaria com a parceria do sindicato. O Prefeito Edson Vilela lembrou que o segundo andar do Portal poderá ser usado também como outro ponto de apoio à PM.
Além disso, foram mencionadas outras duas ações que também vão colaborar com a segurança e que estão em fase de implementação: a integração do Sistema Hélios da PM ao sistema de vigilância municipal, e o encaminhamento de uma viatura que realizará exclusivamente o patrulhamento rural.